
Fala Galera blz?Aqui é Victor hoje vou fazer uma analise sobre um jogo de DS que eu tenho faz um bom tempo foi quase um dos primeiros que eu tive,Ai vai a analise:
Quem nunca teve aquela discussão sobre quem era mais forte, Naruto ou Ichigo, Goku ou Luffy?
Jump Super Stars (o primeiro jogo da série) veio para (tentar) acabar com essas discussões, pois colocava as maiores estrelas da Shonen Jump à disposição dos jogadores para quebrar tudo em meio a cenários conhecidos, com partidas para até 4 lutadores ao melhor estilo Super Smash Bros!
No entanto faltava algo, mesmo com todo o universo da Jump em suas mãos.Ganbarion, a produtora, tentou introduzir uma indentidade ao jogo com o belo sistema de komas, mas acabou deixando-o muito profundo e em algumas partes até difícil de se utilizar. O modo história se mostrou um tanto confuso, parecendo que a idéia de mundos e missões não havia sido bem desenvolvida e consolidada.
Mas Ultimate Stars veio para consertar os erros do primeiro e melhorar o que já era bom, ou é apenas mais um caça-níquel?
Komas e o Sistema do jogo!
O primeiro jogo criou um sistema único que capturava toda a essência de onde o jogo havia nascido. O sistema de Komas, que nada mais são do que quadros coloridos dos mangás retirados diretamente das páginas da Shonen Jump.
Para mim esta foi a maior sacada da Ganbarion, no primeiro jogo. Colocar grandes momentos das séries, falas que ninguém esquece, como por exemplo, quando Luffy , colocando o punho no chão, fala “Gear Second”, contra Bueno, foi algo memorável, que faz com que enquanto jogue, sinta nostalgia a cada vez que libera um novo Koma.
Cada jogador dispõe da tela inferior do DS que foi dividida numa grade 5×4, ou seja, totalizando 20 quadrados, para montar seu deck de qualquer maneira, só existe uma regra para que o deck seja válido para ser utilizado nas batalhas: Deve conter pelo menos um koma de cada classe dentre as 3 existentes.
São Três Classes de Komas:Em Ordem: Help, Support, Battle.
Help Komas – São komas que sempre possuem um quadrado de tamanho e normalmente devem ser ligados à komas de lutadores para que forneçam alguma habilidade como Imunidade a certos status effects como Blind (tela toda branca), Poison (Duh?), Confuse (que inverte os botões de movimento dos personagens), possibilidade de triplo pulo, dentre outras habilidades que podem decidir uma batalha nos detalhes.
Assist Komas – Aqui são komas que ocupam de 2 a 3 quadros, de personagens que entram na arena realizam algum movimento, e depois desaparecem. Aqui a variedade de tipos também é grande, variando de personagens que atacam e saem de cena (grandes ferramentas para dar continuidade a combos e emendar 2 ou até mais, podendo se transformar até em combos de KO direto), passando por aqueles que recuperam a vida do lutador ou até do time inteiro, até aqueles que servem para literalmente salvar seu pescoço, como o koma da Yoruichi de n°2 que pega o lutador quando estiver caindo e o joga novamente à arena.
Battle Komas – Acho que aqui o nome é auto-explicativo. Varia de 4 até 8 quadros, cada personagem pode ter mais de um battle koma, e cada um deles têm habilidades diferentes e especiais diferentes, que normalmente condizem ao arco do mangá de onde foi retirado o quadro, como Ichigo, por exemplo, que possui komas que condizem ao início do arco da invasão da Soul Society, e nos últimos já apresenta sua forma Bankai, o que muda totalmente a jogabilidade com o personagem.Além das habilidades, cada koma pertence à um dos três grupos de lutadores: Humor, Inteligência ou Força.
Esses grupos foram arrumados de forma semelhante ao sistema de Fire Emblem de espadas, lanças e machados, bem ao estilo Jo-Ken-Po.Força (Vermelho) vence de Inteligência (Verde) que ganha de Humor (Amarelo)
Esse sistema confere dano extra ao tipo predominante, fazendo com que seja necessário adequar o tipo do lutador a cada luta ou até recorrer aos chamados Komas alternativos.
Os komas alternativos existem para alguns lutadores, por exemplo, Sanji normalmente é um lutador do tipo Força, mas existe a possibilidade de se liberar um koma de n°5 alternativo do tipo Humor
Jogabilidade
O sistema de jogo é bem simples até, na verdade mais parecem os controles do Smash (eu sei que as comparações estão passando dos limites, mas não há como não fazê-lo). O botão “A” serve para pular (a maioria possui pulo duplo, podendo ser aumentado para até 3 com algum help koma que proporcione esta mudança, sendo que alguns personagens já possuem 3 pulos naturalmente, comoLenalee do D.Gray-man, e não, não existe um “B” + direcional pra cima no estilo Smash XD), existe dois comandos de ataque, o “Y” que é o ataque rápido e mais fraco, e o “B”, mais lento e forte cada um podendo ser combinado em diferentes direções do direcional. O “X” é o responsável pelos especiais do jogo, apertando “X” + o direcional pra cima obtém-se outro golpe especial.
Os botões “L” e “R” são os comandos que você assinalará quando montar seu deck. O jogador ainda poderá usar a tela de toque para trocar de lutador, ou usar suportes.
Aliás, o jogo herda os antes aclamados dream combos, que consistem em trocar rapidamente e alternadamente 2 ou mais lutadores para executarem combos devastadores que terminam com um especial. Uma boa subtração, a meu ver, foram os Tag Team attacks, que eram devastadores, porém limitavam a diversidade dos decks, porque era necessário ter 2 lutadores “compatíveis” e liga-los com os komas Inteligência, força, e humor matando pelo menos 11 espaços dos 20 disponíveis, e deck que não possuíam este arranjo ficavam a uma desvantagem evidente.
Visual e Modos de jogo
Em termos gráficos o jogo utiliza sprites muito bem animados, o que já tinha sido um bom quesito do primeiro jogo, e que rodam lisinnhos, acho que em todas as minhas horas de jogo só tive uns 3 slowdows, e realmente tinha muita coisa na tela, como especiais, suportes, etc, mas nada que realmente atrapalhou meu progresso no jogo ou a batalha em questão.
Os estágios são feitos para parecerem páginas de mangá, e não são lá muito diversificados, até simples eu diria, se limitando a alguns buracos e platarformas que difereciam um do outro. O fundo, que sempre se apresenta bem desenhado, é o que realmente caracteriza cada um.
São Tradicionais modos de jogo incluindo J-Galaxy (Story), J- Arena (Versus com o computador e Rank), Quiz, o Multiplayer/On-line, além do editor de decks, e dos modos gallery e shop.
E o dilema final…
São 51 séries da Jump e mais de 300 personagens presentes no jogo, aliados a um ótimo multiplayer dão ao jogo uma grande longevidade, mesmo o modo principal durando cerca de umas 18 horas. Bem, eu pelos menos não sei mais quantas horas de jogo eu tenho, pois o timer do jogo só vai até 99 horas, depois disso simplesmente ele não conta mais! Bizarro!
É triste ver que ficamos sem este jogaço aqui no ocidente por causa dos benditos direitos autorais, acho que se houvesse uma maior cooperação por parte das empresas que detém os direitos nos EUA poderíamos ver essa localização acontecer. Aliás, isto é algo que até vem mudando, temos o exemplo recente de Tatsunoko VS Capcom, que conseguiu ser localizado nas Américas, mas também devido às séries serem um tanto antigas o que deve ter facilitado na aquisição das permissões.
Alguns jogos que realmente não pensei que veria por aqui estão começando a ser lançados como Fragile para o Wii, o jogo é um tanto oriental, e realmente fiquei feliz ao ver que seria trazido pra cá, mas acho que essa iniciativa ainda pode melhorar muito.
Algumas empresas como a XSeed games, vem de uns tempos pra cá fazendo um bom , trabalho e trazendo ao nosso mercado bons títulos japoneses.Cito como exemplo ogame Cult do DS até pouco conhecido Retro Games Challenge que realmente é uma viagem no mundo gamer, um jogo realmente muito criativo. Mas ainda há grandes títulos como Mother da Nintendo (que ensaiou uma estabilização no ocidente porém somente Earthbound (mother 2) veio e agora só podemos ver Ness e Lucas em ação em Smash Bros.
E vocês, leitores, o que acham a respeito da não Localização de jogos para o ocidente pelos direitos autorais, e até em alguns casos, por nunhum motivo aparente como é o caso da Namco e seu Tales of VS lançado para psp há pouco tempo atrás, que é um jogo bem ao estilo Smash bros, e muito bem feito por sinal!
0 comentários:
Postar um comentário