Analise Chidren of Mana!



Descrição
Children of Mana é um action-RPG essencial para qualquer fã do gênero.
No começo do jogo você escolhe um dos quatro personagens disponíveis para iniciar a sua jornada. Você é um morador da vila Illusia, que em suas terras está uma árvore que alcança os céus, a árvore de Mana. Esta árvore, segundo a crença do povo de Illusia, protege a vila, mas um dia um intenso brilho começou a emanar da árvore, e apareceram grandes focos de luzes pelo mundo. Cabe a você desvendar o mistério por trás dessas luzes.

O Sistema do jogo
Depois de escolher o seu personagem, você assistirá à uma pequena introdução sobre a história da árvore de Mana.
Infelizmente neste RPG o jogador não tem muita liberdade como em outros títulos do gênero. Você só poderá “explorar” uma vila. Todas as suas viagens (que são automáticas, isto é, basta escolher o destino e você estará lá) são para dungeons, mas fique atento à uma coisa: você não poderá mudar de equipamentos dentro de uma dungeon, então sempre que quiser fazer um “upgrade” no seu personagem, faça isso antes de partir da vila.

Gems
As gems são pedras com diversas utilidades, como por exemplo aumentar o seu atque, defesa, HP ou até mesmo experiência.
Logo no início do jogo, você conhecerá o Professor Bomb, que lhe entregará um painel onde as gems que você quer que façam efeito deverão ser colocadas.

Batalhas
Se você acha que as batalhas ficaram sem graça pela plataforma ser portátil, engana-se. As funções de cada botão foram muito bem escolhidas. Dois botões para armas, um para itens de recuperação e um para evocar o espírito que você escolheu para o acompanhar. Os botões L e R trocam o item que cada botão aciona.
Ao invés de você aprender magias para usar durante a batalha, você deverá escolher um espírito (que pode ser trocado ao falar com a Tess). Cada espírito tem dois tipos de magias: as de suporte e as de ataque. A falta de botões do Nintendo DS prejudicou um pouco neste aspecto, mas os desenvolvedores conseguiram contornar este problema de uma forma muito criativa: para utilizar a magia de suporte, baste fazer o seu personagem encostar no espírito, depois de evocá-lo, e para utilizar a magia de ataque, simplesmente o evoque e espere ele dizimar os monstros, huhuhu...

Dungeons
Em CoM, embora as dungeons tenham vários andares, não existem escadas. O transporte é de um andar para outro é feito através de um círculo brilhante chamado de Gloomwell, e uma espécie de gota, o Gloomdrop. Ambos ficam escondidos pelo andar, e enquanto a ação se passa na tela superior, na tela inferior fica o mpara e dicas de onde estão ou o que fazer para encontrar as duas peças para passar ao próximo estágio. Após ter feito tudo o que é necessário, leve o Gloomdrop até o Gloomwell e pronto. Hora de ir ao próximo andar.
Dificuldade é algo praticamente inexistente neste jogo. Nem mesmo os chefes das dungeons, que são geralmente os monstros mais fortes, apresentem desafio ao jogador. E, como a cada 4 andares você tem a opção de trocar os equipamentos e salvar o jogo, a dificuldade, que já é pequena, diminui ainda mais.
Preocupado em como seu HP vai agüentar a tantos monstros em tantos andares? Então não se preocupe mais. Além dos itens de recuperação e das magias de suporte de alguns espíritos também recuperarem o seu HP, ele recupera uma boa parte quando você passa de um andar para outro.
Para completar, subir de nível é relativamente fácil, ainda mais depois de equipar a gem que aumenta em 50% a experiência que você recebe, e os equipamentos você encontra facilmente dentro de baús ou derrotando alguns monstros.

Quests
O jogo possui um sistema de quests (missões) muito interessante. Se você estiver cansado de cumprir as quests principais do jogo, você pode ir até a loja do Dudbear (no “shopping” local Silver Mermaid) e escolher uma quest, mas para isso você terá que pagar uma pequena quantia (que não é nada se comparada aos prêmios que você ganha por completar uma quest). Vou usar a seguinte missão como exemplo:
Eliminate all monsters at the
Mana Tower
L
160

Na tela de cima estarão os detalhes da quest, como o que você terá que fazer, o local, quantos andares a dungeon tem e a recompensa. E não esqueça que os monstros podem mudar de uma quest para outra, então não é porque uma quest só teve monstros fracos que a outra também terá, mesmo que elas se passem na mesma dungeon.
Após ter aceitado a quest, vá até o lugar escrito na descrição da sua missão que, ao chegar lá, você vai se deparar com duas opções.

Do the Job from Dud Services
Revist the past using space-time distortion
Escolhendo a segunda opção, você cumprirá a missão original daquele local (da história principal do jogo), já escolhendo a primeira, você terá que cumprir que quest que você escolheu na loja do Dudbear.

Considerações finais

Gráficos
Os gráficos do jogo em si são feitos em 2D com um detalhamento incrível. De tempos em tempos você assistirá à algumas seqüências animadas estilo anime.

Som
Nada muito grandioso neste quesito, mas como todo bom RPG, possui belas composições, mas nenhuma que seja inesquecível.

Durabilidade e Replay
O jogo em si é curto, mas como você pode jogar tudo outra vez com personagens diferentes; certamente o jogo ganha muito em replay.

Prós
  • Sistema de batalha intuitivo e divertido;
  • Modo multiplayer bem implementado;
  • Alto fato replay;
  • Grande variedade de quests.
Contras
  • Poucas dificuldade;
  • Falta de um modo multiplayer online;
  • Falta de exploração.
Fato: as batalhas e os monstros lembram muito as do MMORPG Ragnarök Online.

Children of Mana é um bom RPG, mas não é um daqueles títulos essenciais para todos os donos de um Nintendo DS, mas se você é um fã de RPGs, assim como eu, não pense duas vezes.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...